placa

.........................

botoes

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ENCERRADO 23º CONGRESSO DA CSPB

No encerramento do ciclo de palestras, o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, recorreu a dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para que construir o Estado Social de Direito, objetivo da CSPB, será tarefa hercúlea. Mais uma vez, participação da Federação Interestadual dos Servidores foi proeminente, demonstrando sua força como a maior delegação sindical presente ao evento e com vários de seus membros eleitos para cargos na diretoria da Confederação. 

Felipe Assis - FESEMPRE
26/11/2012 • 16:30

Segundo João Domingos, hoje, no Brasil, de acordo com pesquisas do IPEA, 16 milhões de brasileiros vivem na miséria. No entanto, num cálculo institucional incompreensível, cada um desses miseráveis acaba sendo “contemplado” estatisticamente com uma renda próxima a R$ 2.000,00 (dois mil reais).

De forma didática, João Domingos apresentou aos congressistas um material comparativo entre o que ele classifica como Estado Social de Direito x Estado Liberal de Direito. “No Estado Social de Direito a organização é feita pelo Estado, que presta serviços públicos e prevalece o interesse da comunidade; enquanto que, no Estado Liberal de Direito, quem organiza é o mercado e o Estado passa a demandar serviços públicos, por meio de privatizações, e nesse modelo o que prevalece é o interesse individual”.
Aldo (em pé) foi eleito diretor de Comunicação da CSPB. Junto ao 
secretário da FESEMPRE, Hely Aires e Acácio Maciel, eles coordena 
comitiva da Federação presente ao evento.

Outro exemplo ilustrativo é quando se faz a comparação entre as duas modalidades de Estado, onde no primeiro caso o Estado constrói o poder popular, tem uma democracia real plena, produz e distribui riquezas, num processo de inclusão social. Já no modelo de Estado Liberal, o sistema elitiza o poder, a democracia é ilusória, o que leva ao acúmulo de riquezas, à concentração e à exclusão da sociedade. “A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil tem a grande oportunidade de ser a protagonista para a transformação dessa realidade”, concluiu João Domingos.

Participação da FESEMPRE

Mais uma vez a FESEMPRE fez toda a diferença no evento, participando ativamente e contribuindo para os importantes debates que visaram a mobilização do movimento sindical dos servidores em torno de um objetivo comum: a construção de um país mais justo, solidário e fraterno.

Eleito vice-presidente do Congresso, Aldo Liberato, presidente da FESEMPRE, apoiou os trabalhos em sua integralidade, participando da organização de mesas e do evento como um todo. "Ao trazermos cerca de 100 delegados ao 23º Congresso da CSPB, mostramos o poder de mobilização dos sindicatos de servidores mineiros e baianos, unidos em torno de um objetivo comum e sob uma mesma bandeira. Apoiamos integralmente o trabalho até aqui realizado pelo João Domingos e toda a CSPB, pois temos avisto avanços significativos para a defesa dos servidores nos três níveis. O João Domingos é uma pessoa de visão e, por isso, seguimos firmes nessa caminhada", elogiou Aldo.

Na presidência da mesa, Aldo Liberato leu a Carta de Luziânia, aprovada pelos congressistas; agradeceu a permanência e a participação dos delegados; e agradeceu a Deus, destacando que a nova diretoria tem 133 membros, associando o número ao Salmo bíblico: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.

Com informações de SECOM / CSPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário